A bela de Floripa

 

 

 

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Cartão postal de Florianópolis, imagem mais recorrente nas fotografias turísticas, camisetas e obras de arte, a Ponte Hercílio Luz foi construída em 1926, mas atualmente está desativada.

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A realização desse sonho foi graças ao Vice-Governador, no exercício do cargo de Governador do Estado, Hercílio Pedro da Luz, e projetada pelo engenheiro David Barnard Steinman, custando o dobro do orçamento do Estado à época. Iria, inicialmente, levar o nome de Ponte da Independência, mas recebeu o nome do Governador Hercílio Pedro da Luz, já que este faleceu doze dias após uma inauguração simbólica da Ponte, não podendo presenciar a conclusão dessa grande obra.

imagem7imagem6 imagem10A Ponte Hercílio Luz é uma ponte pênsil de aço sobre pilares de concreto, sendo nesse estilo a maior do País, possuindo a extensão total de 821,005 metros, formada pelos viadutos de acesso à Ilha com 259,080 metros, do continente com 222,504 metros e pelo vão central pênsil com extensão de 339,471 metros. É composta por duas torres principais com altura de 74,210 metros, doze torres secundárias e possui 28 vãos no total.

 

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Foi interditada pela primeira vez em 1982, e após ter sido reformada foi reaberta em 1988, sendo proibida a passagem de automóveis e, por motivo de invalidez e corrosão da estrutura em geral, em 1991 foi tirado o piso asfáltico do vão central e totalmente interditada.

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Em 1992 a Ponte Hercílio Luz foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis e em 1997 passou a ser Patrimônio do Estado.

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