Jardin Majorelle – Amor, Arte, Marrakech

Sabe aquela sensação que bate quando alguém que esta longe te manda uma mensagem dizendo ‘’lembrei de você’’? É um misto de nostalgia, saudade e felicidade. São tantos sentimentos bons que não da nem para mensurar.

Isso aconteceu comigo na semana passada, um dos meus melhores amigos da vida que esta morando na Espanha me mandou uma mensagem, falando que o lugar que ele estava o fez lembrar de mim.

 

IMG_6684

 

O que me deixou mais feliz ainda foi quando ele me falou do lugar, me enviou fotos e ainda disse ‘’pesquisa mais sobre esse lugar para o seu site, e usa as minhas fotos para ilustrar’’.

Eu sinto uma felicidade muito grande quando recebo o apoio das pessoas que eu gosto, e é por isso que estou aqui, para dividir esse misto de felicidade com curiosidade, que me fez pesquisar mais e mais sobre O Jardin Majorelle.

 

Le_jardin_des_majorelle_l5

 

Então, por um acaso você já ouviu falar sobre esse lugar? O Jardim fica em Marrakech, Marrocos e foi construído e projetado pelo pintor francês Jacques Majorelle e demorou quarenta anos para ser finalizado.

 

jardim majorelle (1)

Jacques Majorelle. 1940.

 

Esse lugar parece uma daquelas fotografias que a gente encontra no pinterest, e fica se perguntando se realmente existem. A sua mistura de cores fortes com a vegetação tem um toque de Art déco e nós faz suspirar só de pensar.

Visualmente, o local já merece ser estudado e adicionado a lista de lugares para conhecer, só que ao conhecer a sua história, o ''pequeno'' jardim da cidade de Marrakech fica mais interessante ainda.

 

moroco-morocco-marrakech-jardin-majorelle-nature-and-photos-553168 Jardin_Majorelle_25.03.2011_18-30-28

 

Em 1966 Pierre Bergé e Yves Saint Laurent descobriram o jardim Majorelle ao passarem por Marrocos. Para quem não sabe, Pierre é o co-fundador da grife Yves Saint Laurent, e parceiro do mesmo.

 

013-yves-saint-laurent-pierre-berge-theredlist 015-yves-saint-laurent-pierre-berge-theredlist

 

We quickly became very familiar with this garden, and went there every day. It was open to the public yet almost empty. We were seduced by this oasis where colours used by Matisse were mixed with those of nature. » … « And when we heard that the garden was to be sold and replaced by a hotel, we did everything we could to stop that project from happening. This is how we eventually became owners of the garden and of the villa. And we have brought life back to the garden through the years.”

 

Já em 1980, os dois compraram o jardim ao descobrirem que o mesmo seria destruído para a construção de um hotel. Logo após, eles reformaram o Oasis, mantendo a idéia original do Francês Jacques Majorelle.

 

Em 2008, o grande Yves Saint Laurent faleceu, e teve suas cinzas jogadas sobre as rosas do Jardim Majorelle. Nesse mesmo lugar, foi construído um monumento em sua homenagem. Pouco tempo depois, o empresário Pierre Bergé, doou o jardim e a Villa para a fundação parisiense Pierre Bergé e Yves Saint Laurent.

 

 

Hoje, o Jardim Majorelle virou um local cultural onde você pode apreciar belas obras de arte, colagens do próprio Yves, livros e um pouco da cultura marroquina. Além de estar em um local cuja história e atmosfera influenciou uma das maiores mentes do mundo da moda.

 

IMG_6683 IMG_6682 IMG_6680jardin_majorelle7 

E então? Quem já esta louco para conhecer esse lugar?

Eu quero/preciso!

 

 

“Chanel gave women freedom. Yves Saint Laurent gave them power.”

― Pierre Bergé

 

 

Comentar via Facebook

Comentário(s)

No Comments Yet.

Leave a comment