Um passeio pela Áustria

No tema desta semana vamos falar sobre a arquitetura da Áustria, esse Pais pertinho da Itália que é conhecido por possuir um conjunto arquitetônico fascinante. A Áustria  é dividida  em nove Estados, e no post de hoje vamos falar um pouco de cada um.

Viena - A capital da Áustria

Local de nascimento do arquiteto urbanista mais importante da Áustria, Otto Wagner, Viena é onde encontramos a genialidade e harmonia da arquitetura histórica com a arquitetura contemporânea. O centro histórico de Viena é um exemplo, de um lado encontramos o edifício Haas Haus feito de aço e metal,  no outro, um grande contraste com a Catedral de Santo Estevão e seu estilo gótico.

Além dessas duas obras encontramos nessa capital um marco do modernismo de Viena, a Looshaus, e em frente o Palácio Imperial de Hofburg.

Catedral de Santo Estevão Haas HausLooshausPalácio Imperial de Hofburg.

 

Alta Áustria

Quando se fala da arquitetura da Alta Áustria deve-se  lembrar dos mosteiros  e das abadias. Mas para começar vamos até uma cidadezinha em especial, conhecida como Linz,  que ganhou uma cara nova devido aos novos projetos arquitetônicos. Linz agora é cidade de tecnologias e artes e para agitar essa cidade, encontramos as construções contemporâneas como o museu de artes Lentos Kunstmuseum , o Centro de Tecnologia e do Futuro Ars Electronica, e a Brucknerhaus (Centro de Concertos e Congressos).

Museu de artes Lentos Kunstmuseum

Centro de Tecnologia e do Futuro Ars Electronica
Brucknerhaus

 

Baixa Áustria

Na Baixa Áustria encontramos a maior construção barroca do País: a Abadia de Melk símbolo de Wachu (região declarada como patrimônio natural da humanidade pela UNESCO).

Perto do rio Danúbio possui decoração em mármore, afresco e talha dourada além de esculturas.

Abadia de Melk Abadia de Melk2

 

Burgenlândia - O Estado dos vinhos

Conhecido por sua natureza exuberante, Burgelândia é conhecida também por seus vinhedos. Um dos vinhedos que chamou bastante a nossa atenção foi o Weingut Hillinger. Um maravilhoso exemplo de integração entre construção e entorno do projeto desse vinhedo a natureza foi incluída.

Essa edificação possui uma parte encravada na encosta e uma parte visível delicadamente apoiada que parece “flutuar” em forma retangular, onde é o lounge para degustação de vinhos. Com janela panorâmica, possui vista para os vinhedos e para as montanhas.

Weingut HillingerWeingut Hillinger2

 

Caríntia - O Estado dos lagos

É o Estado com maior número de lagos e rios e sua arquitetura só podia estar vinculada a eles. Pelo lago Ossiacher See encontramos uma das mais extraordinárias construções da Áustria, a Abadia de Ossiach, que foi ampliada e reformada.

Às margens do Lago Wörthersee encontramos o conjunto residencial mais preservados do século XX, a Villa Wörth, conhecida também como castelinho de Wörther, sendo uma das mais belas vilas com estilo neorrenascentista encontrado nos terraços, galerias e torres.

abadia-de-ossiach Villa Wörth

 

Estíria- O coração verde da Áustria

A mundialmente famosa Basílica na cidade Santuária Mariazell é encontrada em Estíria, uma construção marcante do barroco e do gótico atrai multidões. Mas além disso esse estado possui uma cidade que chamou a nossa atenção, que é a cidade de Graz. Nela encontramos uma enorme construção azul brilhante entre as casinhas medievais,  a Kunsthaus Graz (Galeria de Artes). Nessa cidade também encontramos uma ilha artificial em forma de concha, A Murinsel.

Por último, Rogner Bad Blumau, um hotel e spa que mostra o intercâmbio entre construção e natureza. Uma construção onde seus prédios únicos, concebidos com muita fantasia, fachadas coloridas e formas arredondadas, dá um contraste no meio dos campos.

Basílica na cidade santuaria MariazellKunsthaus Graz Kunsthaus Graz2

o Rogner Bad Blumau

 

Salzburgo - Mozart

Mundialmente famosa por ser a sede da casa natal de Mozart, Salzburgo possui a maior fortaleza totalmente preservada da Europa Central, que é a Fortaleza de Hohensalzburg, onde é também encontrado o  Museu de Arte Moderna Mönchsberg. Essas duas edificações de épocas bem diferentes mostram a ligação entre o tradicional e o moderno. As duas construções encontram-se sobre a colina Mönschsberg, de um lado a fortaleza retratando a história medieval e do outro o museu representando uma arquitetura limpa de formas claras.

Fortaleza de Hohensalzburg
o  Museu de Arte Moderna Mönchsberg

Mönschsberg colina

 

Tirol - Nas montanhas

Aqui encontramos obras da famosa arquiteta Zaha Hadid. Ela projetou uma estação de teleférico do Hungerburgbahn, uma incrível edificação que possui uma constante mudança de ângulos e inclinações durante a sua trajetória. Além dessa estação de teleférico, a arquiteta deixou outra obra, o Bergisel.

Outra edificação que chamou bastante a nossa atenção por atender bem ao entorno é o novo teatro Festspielhauses, em Erl . No inverno, a arquitetura em grande estilo apresenta contraste com a paisagem coberta de neve, sendo que no verão suas fachadas escuras se adequam à floresta sombria.

do Hungerburgbahn do Hungerburgbahn2 o Bergisel o Bergisel2 teatro Festspielhauses em Erl 2 teatro Festspielhauses em Erl

 

Vorarlberg - Pura e sustentável

Quando se fala em arquitetura de Vorarlberg, temos uma pioneira quando falamos de arquitetura em harmonia com o ambiente externo. A madeira sustentável é o  principal material na maioria das edificações dessa região. Há a presença de uma arquitetura moderna que mescla a madeira tradicional com fachadas de vidro, como a Juppenwerkstatt , onde a fachada principal da edificação é composta por uma superfície de vidro sustentada por vigas de madeira.

Mas, aqui  em Vorarlberg também há uma construção espetacular, que é o palco flutuante do festival de Bregenz sobre o Seebühne, que a cada ano surpreende com seus detalhes e estruturas nada básicas.

A Juppenwerkstatt 2 palco flutuante do festival de Bregenz sobre o Seebühne

A cada dia que passa e a cada mergulho que damos na história austríaca, nos apaixonamos mais por esse país, sua cultura e seus costumes. E vocês?

Saiba mais sobre a Áustria - Onde os Deuses tiram férias.

Quer sentir o gostinho desse lugar? Entre no nosso sorteio.

Cinema Áustriaco? Confere aqui.

Comentar via Facebook

Comentário(s)

1 Response

  1. Lugar lindo, adoreii Beijos, passa lá no blog <3 www.paaradateen.com www.facebook.com/PAARADATEEN

Leave a comment