Áustria em foco

Essa semana estamos em visita a Áustria, e para o roteiro ser completo vamos dar uma volta pela cultura cinematográfica local.

Como curiosidade, vale lembrar que há 50 anos a Áustria emprestou suas belíssimas paisagens para que fossem rodadas as cenas do inesquecível “A Noviça Rebelde”. O ganhador do Oscar de 1966 foi filmado em diversas cidades do país, mas com destaque para a maravilhosa Salzburg.

a-novica-rebelde

Viena recebeu em 1964 o Museu do Cinema Austríaco. Peter Konlechner e Peter Kubelka criaram o principal centro internacional de cinema da Áustria com o objetivo de preservar e apresentar publicamente os filmes produzidos no país. E afirmando os dois papéis do cinema: como a mais importante forma de expressão artística na modernidade e como a principal fonte historiográfica do século 20 .

Albertina_Wien_evening

Escolhi três obras para que você sinta um gostinho da diversidade impressionante do cinema austríaco.

Começamos com Sissi, adaptação do romance homônimo de Marie Blank-Eismann.           É o ano de 1853. A então princesa Isabel da Baviera, de 15 anos, acompanha sua mãe e irmã mais velha Helena para a corte austríaca em Bad Ischl, onde o noivado entre Helena e o jovem imperador Francisco José I, seu primo-irmão, será anunciado. Este, contudo, apaixona-se pela outra prima, Isabel (mais conhecida como Sissi), enquanto ela está pescando. Sissi também ama Francisco José, mas o casamento encontrará a oposição da exigente mãe do imperador.                                                                                                                A bilheteria foi tão expressiva que além da produção de 1955, ainda foram lançados Sissi – Die junge Kaiserin em 56 e Sissi – Schicksalsjahre einer Kaiserin em 57.

sissi-1

No suspense “A Professora de Piano”, Erika Kohut (Isabelle Huppert) é uma mulher solteira que aos 40 anos ainda mora com a mãe. Trabalha como professora de piano no Conservatório de Viena e quando não está dando aulas, extravasa suas frustações sexuais em cinemas pornôs e peep-shows. Então conhece Walter Klemmer (Benoît Magimel), um de seus alunos, com quem inicia um relacionamento dando vazão ao seu lado sadomasoquista.

2001-La-pianiste-La-pianista-fra-02

Revanche é uma mistura de tudo um pouco, romance, drama, suspense. Conta a história de dois casais que por ironia do destino tem seus caminhos entrelaçados. O filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2009 é uma produção do diretor Götz Spielmann.

Revanche_poster_small

 

Espero que goste das dicas da semana, e se já assistiu ou visitou a Áustria comenta aqui com a gente!

 

Comentar via Facebook

Comentário(s)

0 Responses

  1. […] Enquanto essa delicia de sorteio não sai, que tal dar uma conferida em uma lista de filmes austríacos que fizeram sucesso nas telinhas Áustria em foco. […]

Leave a comment