UN FILM DE ALMODÓVAR

Eu sempre acreditei na força do mês de setembro. Você já reparou quantas pessoas incríveis nasceram nesse mês? Stephen King, Beyoncé, Scott Fitzgerald, Karl Lagerfeld, Helóra Almeida (rs), Tarsila do Amaral, e é claro Pedro Almodóvar Caballero.

ALMODOVAR E ANTONIO BANDERAS

Almodóvar é um cineasta, roteirista, ator, cantor e ainda por cima compositor espanhol, nascido em Calzada de Calatrava, na província de Ciudad Real. O ano real de seu nascimento é um mistério, fontes dizem ter nascido em 1949, outras em 1951. O que sabemos de fato é que Pedro Almodóvar nasceu no dia 24 de setembro para iluminar o mundo com suas idéias e ideais.

Sua história de vida é inspiradora. Mesmo sem dinheiro para pagar a faculdade, ele trabalhou para juntar dinheiro e comprar seu primeiro instrumento de trabalho, um filmadora Super – 8.

 

Almodóvar & McNamara

Como contamos Almodóvar também era cantor e compositor. Seu encontro com Fabio McNamara aconteceu em 1982 onde se apresentaram com outros cantores em um evento organizado pela revista Rock Spezial. Sua banda Almodóvar & McNamara perdura até 1984, quando Pedro decide dedicar-se inteiramente ao cinema.

ALMODOVAR

Nesse grupo musical, ambos os integrantes se apresentavam travestidos, e essas características pessoais de sua sexualidade publicamente assumida, esta muito presente em seus filmes e curtas metragens.

tumblr_miwznsa4p21qd3ucoo1_1280 (1)

Em 83 a dupla realizou seu mais prestigiado concerto, com o trio Dinarama + Alaska em Madrid. No fim desse ano, lançam seu único LP ¡Cómo está el servicio... de señoras!

almodar e mcnamara

Fabio McNamara continuou sua carreira na música sem Almodóvar.

almodovar2

Voltando ao cinema, Almodóvar é um dos autores mais premiados da história. Ele venceu dois Oscars, Melhor filme estrangeiro (1999, Tudo sobre mina mãe), Melhor roteiro original (2002, Fale com ela) – Dois globos de ouro como, melhor filme estrangeiro (1999, Tudo sobre mina mãe - 2002, Fale com ela) – Quatro BAFTA – Quatro prêmios no festival de Cannes – 6 Goy (Maior premio espanhol)

ALMODOVAR3

Premiações merecidas temos que concordar. Pedro Almodóvar, ou só Almodóvar como assina seus filmes, tem características como diretor, muito peculiares. Nós podemos perceber em todos os seus filmes um enredo muito forte em torno de um personagem feminino ou transexual, homossexualismo, exagero em referências, cores (forte referência ao Pop Art), sentimentos, ou seja, muito DRAMA.

Almodovar e penelope

Almodóvar tem um apreço muito grande por suas atrizes, ou atrizes fetiches como podemos chamar. Podemos ver em repetidos filmes do diretor as mesmas personas, como Penélope Cruz que decidiu aos 15 anos ser atriz por causa do filme Ata-me! (1990) de Pedro.

Almodóvar também gosta de utilizar sua mãe como atriz, e divide algumas autorias com seu irmão Augustín Almodóvar.

MELHORES TRABALHOS

pepi luci bom - almodovar

O seu primeiro trabalho Pepe, Luci, Bom e um monte de outras garotas de 1980, é um curta metragem baseado em Ereções Gerais, fotonovelas de autoria do próprio Almodóvar.  Gravado em 16 mm (novidade para ele que produzia somente em 8 mm até então), foi seu primeiro filme comercial e traz Carmem Maura no papel de Pepe.

Pepe é violentada por um policial que encontra vasos com maconha em seu apartamento. Sua melhor amiga Bom a ajuda na busca por vingança quando as duas conhecem Luci, esposa do mesmo policial. Juntas as três passam por inúmeras situações na cena underground e punk de Madri.

ALMODOVAR TUDO SOBRE MINHA MAE

Tudo Sobre Minha Mãe de 1999 foi aquele que lhe rendeu o primeiro Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além do Globo de Ouro, o Bafta e o Melhor Filme pelo Júri no Festival de Cannes.

Nele Manuela (Cecília Roth) cria sozinha o filho adolescente, Esteban (Eloy Azorín), e se recusa a revelar ao garoto maiores informações sobre o pai. Esteban morre ao sair do teatro, tentando conseguir um autógrafo da estrela da peça, Huma (Marisa Paredes). O maior sonho dele era conhecer o pai, então Manuela volta a Barcelona, à procura dele. Além de encontrar Lola, travesti que ganha à vida nas ruas e sequer imagina a existência de um filho, ainda cruzam seu caminho a drag queen Agrado (Huma Rojo) e a jovem freira Rosa (Penélope Cruz).

FALE COM ELA ALMODOVAR

Em 2002 arrecada o Oscar e o Bafta de Melhor Roteiro Original, e o Globo de Ouro e o Bafta de Melhor Filme Estrangeiro graças ao trabalho incrível de Fale com Ela.

Benigno (Javier Cámara), um jovem enfermeiro; Marco (Darío Grandinetti), um escritor de 40 e poucos anos, sentam lado a lado durante uma peça de teatro. Marco se emociona e começa a chorar. Benigno observa, se comove, mas não diz nada. Reencontram-se na clínica onde Benigno trabalha. A noiva de Marco, Lydia (Rosario Flores), uma toureira profissional, está internada, em coma. Benigno cuida de Alicia (Leonor Watling), uma jovem bailarina, que está no mesmo estado. Nasce uma grande amizade entre os dois homens, cheia de altos e baixos. Suas vidas são mostradas no decorrer do filme terminando em um final inesperado para os quatro.

A PELE QUE HABITO - PEDRO ALMODOVAR

A Pele que Habito vencedor do Prêmio Juventude no Festival de Cannes de 2011, traz uma faceta do terror de Almodóvar a tona, mesmo que o próprio diga não considerar um filme do gênero, deixa claro que durante ele, uma cena especifica ficará no imaginário e te fará ter arrepios.

O cirurgião plástico Robert Ledgard (Antonio Bandeiras) perde a esposa em decorrência de um acidente de carro e começa a desenvolver uma pele com a qual poderia tê-la salvo. Ele vive isolado em sua mansão com sua empregada Marília, sua misteriosa paciente Vera Cruz. Um incidente traz de volta a sua memória acontecimentos trágicos com a filha Norma reavivando seu desejo de vingança contra os culpados.

Esse é o 6° filme em que Almodóvar trabalha com Antonio Banderas e Marisa Paredes.

pedro_almodovar_elmundo.jpg_1306973099

Não podemos afirmar o porquê gostamos tanto desse artista chamado Pedro Almodóvar. Pode ser pelo seu brilhantismo com as palavras, pode ser sua excêntrica forma de se expressar, pode ser o amor que ele tem pela arte, o modo que ele representa o poder das mulheres ou pode ser, só porque ele é totalmente estranho.

Pessoas excêntricas e verdadeiras são exatamente o que o mundo precisa, e é por isso que gostamos tanto delas.

I don't want to imitate life in movies; I want to represent it. And in that representation, you use the colors you feel, and sometimes they are fake colors. But always it's to show one emotion.
-Pedro Almodóvar

 

Helóra Almeida & Louise Carneiro

Comentar via Facebook

Comentário(s)

No Comments Yet.

Leave a comment