ROSE QUARTZ & SERENITY – COR PANTONE 2016

É engraçado como algumas coisas na nossa vida nos influenciam positiva ou negativamente e por vezes nem percebemos. Um exemplo disso são as cores, que podem afetar o nosso humor, ou até passar mensagens involuntariamente.

Existe uma empresa conhecida mundialmente por seus guias e catálogos de cores que entende exatamente sobre o que eu estou falando, a importância das cores na nossa vida. Essa empresa se chama Pantone, fundada no estado de Nova Jérsei em 1962, hoje é referência no mercado das cores.

No começo do mês a Pantone lançou seu Briefing e vídeo sobre a cor do ano de 2016.

E a cor do ano é, ou melhor, as cores do ano são;

ROSE QUARTZ & SERENITY

 

Pela primeira vez a Pantone escolheu uma mistura de duas cores como a cor do ano. E esse ano essa cor veio de forma suave, ao contrário da cor de 2015 que foi escura e marcante.

‘’Como os consumidores procuram a plenitude e bem-estar como um antídoto para as tensões do dia de hoje, cores acolhedoras que podem preencher psicologicamente o nosso desejo de tranquilidade e segurança estão se tornando mais proeminente. Juntas, essas duas cores trazem um balaço entre um rosa quente e acolhedor e um tom de azul frio e tranquilo, refletindo a conexão do bem-estar e a plenitude com uma sensação calmante de ordem e paz.

A combinação de Rose Quartz and Serenity desafia as percepções das cores e suas combinações.

Em muitas partes do mundo estamos vivenciando uma mudança nas percepções de gênero quando relacionado a moda, o que impactou as tendências de cores por todas as áreas do design. Essa abordagem mais unilateral das cores coincide com o movimento social rumo a igualdade de gênero.  O consumidor esta usando as cores como forma de expressão, a geração esta menos preocupada com julgamentos e a troca de informações no meio digital abriu nossos olhos para as diferentes abordagens ao uso da cor.’’

84af43fc80bda9d3eefc0f39f32001cf

Qual é a cor Pantone do ano?

''É uma seleção simbólica de cor; é uma fotografia do que vemos tomando conta da cultura que serve como expressão de um sentimento e atitude.

Pela primeira vez a pantone apresenta duas cores, como a cor do ano de 2016.

Rose Quartz é um tom persuasivo porém gentil que transmite compaixão e senso de compostura. Serenity é leve e cheio de frescor, como o vasto céu azul que trás sentimentos de calma e relaxamento mesmo em tempos turbulentos.''

pantone-zupi8 Screen-Shot-2015-12-08-at-11.48.10-AM pantone-zupi4 pantone-zupi3 pantone-zupi2 77ad3a90b6f8a8342f2ab5fa92b1996c

A Pantone se juntou a alguns grafiteiros para mostrar como essas cores conversam de forma harmônica, show né?!

As combinações

COY2016-Palettes

Eu aprovei e muito a escolha da cor do ano. O discurso da Pantone segue a linha de conceito do escapismo, de buscar coisas que nos tirem de momentos ou coisas desagradáveis, ou seja usar as cores como modo de se manter equilibrado nos nossos dias de caos.

 

No final é tudo sobre o equilíbrio, não é?

Comentar via Facebook

Comentário(s)

No Comments Yet.

Leave a comment