Tribos urbanas, qual a sua?

Segundo nosso famoso Aurelio, Tribo é um agrupamento de pessoas..

TRIBOS

Quando pensamos em Tribo, pensamos em povos indígenas, não é? Pois bem, muito se passou, nossa sociedade se desenvolveu, foi a lua, e ainda vivemos em Tribos.

Sabe aquele passeio que você faz com seu cão, muitas vezes em parques, como o nosso Parque da Luz,  ou o de Coqueiros, ali esta a tribo dos donos de cães. Ou aquele pessoal que corre junto na Beira Mar, tem um grupo que se chama Tribo da Corrida, tem a turma que gosta de ser underground, veste preto, vive paralelamente a sociedade, sim eles também tem sua tribo.


PUNK

O que dizer das pessoas que juntam sua paixão por motos, e curtem se reunir em postos de gasolina pelas cidades, planejando seus roles, os motoqueiros Selvagem de gravata, a turma da academia, que divide receitas de batata doce e frango, o pessoal apaixonado por bonés, a galera do surf, amantes de rock, todos índios modernos.

780327fe452449b80bbed19e2f8fd8b4

Viver em tribo sempre foi e sempre será saudável para nós, é importante para qualquer ser humano sentir que faz parte de algo, por lazer, hobby, opção, esporte, queira dar o nome que quiser. Nessas tribos nos sentimos acolhidos, cuidados, vistos. Nessas tribos não tem importância seu titulo de doutor, empresário, profissional liberal, nessas tribos temos uma pequena dimensão de como seria uma sociedade que não mede riqueza material, mas sim riqueza humana.SEA PUNK

Quando se vive em uma tribo, você é reconhecido pelo que você representa naquele grupo, pela sua capacidade de viver em harmonia naquela micro sociedade. Nela não existe macho alfa, pode até existir algum líder por um momento, mas não é eterno, não tem golpe de estado.

Eu como um ser humano normal, faço parte de algumas tribos, tenho uma que gosta de vinho, não somos enólogos, temos dois critérios quando tomamos um vinho, gostamos ou não, e mesmo aquele que não gostamos, pela honra do vinicultor tomaremos até o fim. Nesse grupo temos algo muito legal, todos os membros são presidentes, nos dirigimos uns aos outros assim, virá até piada, e olha que são todos advogados mas tem um administrador que salva o grupo, piadinha a parte.

Na beira mar no domingo, outra tribo que admiro se reúne, os apaixonados por carros antigos, eles emolduram as manhas de domingo no lindo mar de Floripa. Lá grandes historias, algumas tão grandes como as de pescadores, são contadas. Uma historia em comum bate no coração desses malucos como alguns consideram, o carro para eles são uma maquina do tempo para resgatar momentos memoráveis de suas vidas, o primeiro sorvete em família com aquele fusquinha branco que o pai comprou, o Chevrolet que aprendi a dirigir, o carro que levei meu amor para casar, serão frases que irá escutar enquanto aprecia obras primas da engenharia.

E a turma da Harley que se junta com suas roupas pretas no sábado de manha, rumo a destino desconhecido, clichê a parte, o destino tem endereço sim, as vezes um cafe em Blumenau, um peixe em Balneário Camboriú, são pessoas vindas de todo universo profissional possível de imaginar, mas sábado, é dia de virar rebelde, mau, pelo menos nas fotos.

Até na balada existe tribos, o pessoal do Rock vai para o John Bull, no Blackswan é a tribo mais eclética que se reúne, vários pontos na cidade recebem a tribo do Sertanejo Universitário, a turma do Rock anos 70 gosta do Armazém Vieira.

E as praias o que dizer delas, a Tribo do Surf vai para Joaca, Mole, em Jurerê os índios da balada diurna se reúnem, lagoa a Tribo Alternativa, que também gosta do Campeche.

Hoje podemos diferente de nossos ancestrais, escolher viver em varias tribos. Se Romeu e Julieta vivessem hoje, ela poderia ser da turma do skate e ele dos aviões de aeromodelos, e não precisariam tomar veneno para se encontrar em nossa ultima tribo.

E ai, já escolheu as suas????

0 Responses

  1. […] ou infelizmente somo todos pertencentes a organizações, tribos ou grupos, chame com achar melhor. Nossas escolhas, gostos e amores nos unem com pessoas similares, […]

Leave a comment