Hora de soltar as Bruxas!

Faltam poucos dias para comemorarmos o Halloween, a essa altura você já deve ter escolhido sua fantasia e feito a lista das festas em que irá arrastar suas correntes, certo?

Seria imperdoável findar essa sequencia de matérias sobre filmes e séries monstruosas sem falar delas, as anfitriãs da festa.

Essas figuras que povoam o imaginário popular e quase sempre lembradas como velhas e narigudas, morando em casebres, mexendo o velho caldeirão fervente e cheio com alguma poção mágica.

Na literatura, cinema e TV as bruxas e bruxos sempre encontram um espacinho para participações.

Harry Potter que não corresponde aos antigos estereótipos, talvez seja o bruxo mais famoso da atualidade, ocupando um lugar que por décadas havia sido dominado por Merlin.

Harry Potter - o bruxo moderno

Harry Potter - o bruxo moderno

Merlin - a velha escola

Merlin - a velha escola

Você pode escolher qual a sua versão favorita, o bruxo moderno ou o antigo, embora eu acredite que o look de Dumbledore e Gandalf sejam claramente inspirados na moda bruxa de Camelot.

"Viviane et Merlin se reposant dans la forêt", Gustave Dore (1832-1883)

"Viviane et Merlin se reposant dans la forêt", Gustave Dore (1832-1883)

Alvo Dumbledore - Harry Potter

Alvo Dumbledore - Harry Potter

Gandalf - O Senhor dos Anéis e Hobbit

Gandalf - O Senhor dos Anéis e Hobbit

Fazendo uma justa homenagem à terra originária das comemorações de Halloween e berço dos mais antigos bruxos e bruxas da história, nosso primeiro filme de hoje é: As Brumas de Avalon.

as brumas de avalon

Gavin Scott escreveu o roteiro baseado no livro de Marion Zimmer Bradley, e Uli Edel dirigiu para a televisão em 2001. Quem leu os livros encontrará diferenças significativas entre os enredos, mas isso não faz do filme menos interessante, pelo contrário.

as brumas de avalon2

Na história, Morgana (Julianna Margulies) conta sua vida e a do irmão Arthur desde a infância. Sua preparação por Viviane (Anjelica Huston), a Senhora do Lago, para que seja sua substitua um dia como Grã-sacerdotisa de Avalon, enquanto o irmão é levado por Merlin para se treinado e assim assumir um dia o papel de rei de Camelot.

Para quem é fã dos bruxos medievais, é indispensável.

Amantes de Neil Gaiman foram agraciados com a adaptação de Stardust , que ganhou título no Brasil de Stardust– O Mistério da Estrela, em 2007.

stardust

Tristan (Charlie Cox) é um humilde e gentil morador de Wall no interior da Inglaterra. A cidadezinha é separada da floresta por um muro e vigiado por um guardião para que ninguém jamais ultrapasse. Além dos muros cai uma estrela cadente e Tristan num ato apaixonado promete que irá busca-la para presentear sua amada. O que o pobre rapaz não sabe é que além dele outras pessoas também desejam por as mãos em tão precioso bem, entre elas, Lamia (Michelle Pfeiffer), uma poderosa bruxa que deseja juventude e vida eterna.

stardust2

O elenco tem ainda Robert De Niro, Peter O’toole, Mark Strong, Ben Barnes e Henry Cavill.

Rob Zombie já estava desacreditado como cineasta quando fez Lords of Salem em 2012.

lords-of-salem

Porém, na opinião de muitos esse filme lhe deu concedeu o perdão depois de ter feito tantas porcarias e quase assassinado de vez a franquia Halloween.

the-lords-of-salem2

Salem, Massachussets, Heidi (Sheri Moon Zombie) vive com seu cão em um pequeno apartamento e trabalha como DJ na rádio local. Acompanhada dos parceiros de estúdio Herman Jackson (Ken Foree) e Herman 'Whitey' Salvador (Jeff Daniel Phillips) divertem os moradores com músicas e conversas durante as noites monótonas da cidade que já foi famosa por sua caçada as bruxas. Heidi recebe um disco com uma música estranha e decidi tocá-lo durante o programa, desencadeando uma série de acontecimentos sobrenaturais que envolvem bruxaria e misticismo. Com a ajuda do Francis Matthias (Bruce Davison) ela descobre o que realmente significa o disco e sua real função em uma vingança das bruxas aos descendentes de seus inquisidores.

A estreia do fim de semana O Último Caçador de Bruxas também configura na nossa lista.

o último caçador de bruxas

O filme traz Kaulder (Vin Diesel) o imortal caçador de bruxas que se vê obrigado a unir-se com uma de suas inimigas para impedir que um mal maior assole a Terra.

last_witch_hunter

Dirigido por Breck Eisner, tem Rosi Leslie, Elijah Wood e Michael Caine interpretando o roteiro de Cory Goodman, Matt Sazama e Burk Sharpless.

E por último o muito esperado e elogiado  A Bruxa, que ainda não estreou por aqui.

the_witch_2015_poster

No século XVII, nas primeiras colônias dos Estados Unidos, a religião regia as normas. Na década de 1630, a rigorosamente religiosa família formada pelo fazendeiro William (Ralph Ineson), é expulsa do vilarejo onde vivem por criticar seus conterrâneos por supostamente não seguirem os princípios cristãos. Assim mudam-se para uma propriedade isolada  próxima a uma floresta, onde assustadores e inexplicáveis ataques tiram a paz do grupo.

O filme venceu o prêmio de melhor direção no Festival de Sundance de 2015.

Bruxas, bruxos e caçadores para todos os gostos não é mesmo?

Fica aqui também a recomendação da série Salem que já esta na terceira temporada.

Agora é hora de repousar a colher de pau, parar de mexer o caldeirão e curtir algumas das nossas indicações.

Depois conta aqui o que achou e qual o seu favorito!

 

Comentar via Facebook

Comentário(s)

2 Responses

  1. stardust, o meu preferido, claro!
    • Louise Carneiro
      Stardust é ótimo, fica a dica se você ainda não leu O Oceano no Fim do Caminho. Também de autoria de Gaiman tem um enredo que vai te surpreender. Obrigada pela visita e venha sempre!
  2. […] Gaiman já participou do nosso especial de Halloween com Stardust que é baseado em um de seus […]

Leave a comment