Halloween – Michael Myers e muito amor envolvido

Estamos no penúltimo dia do mês de setembro e depois vem o que?

Sim! Outubro e Halloween.

halloween

Para quem não sabe, Florianópolis é conhecida pela alcunha de Ilha da Magia não apenas por suas belezas naturais mágicas, mas também por ser terra das Bruxas. Isso mesmo, contam-se lendas sobre a Ilha ter sido habitada por mulheres que dominavam a magia e que até hoje podem interferir na vida de seus moradores.

witch

Em homenagem a elas vamos fazer um mês todinho dedicado aos filmes assustadores que seus personagens inspiram fantasias para as comemorações do Halloween.

Nosso primeiro convidado não podia ser outro que não Michael Myers.

myers

Criado por John Carpenter para ser o personagem principal de Halloween – A Noite do Terror de 1978, o psicopata que mata a facadas a irmã mais velha quando ainda tem apenas 6 anos, foge do sanatório quinze anos depois para seguir trilhando seu caminho sanguinário entre os vizinhos de sua cidade natal.

H1

O filme foi desenvolvido com orçamento baixíssimo. A máscara característica de Myers foi comprada em uma loja de fantasias e customizada, o elenco usou suas próprias roupas já que não havia recursos para a contratação de um figurinista e tão pouco para a aquisição de um guarda roupas exclusivo. Carpenter roteirizou junto Debra Hill, além de produzir e dirigir. A trilha sonora também foi obra de Carpenter.

Mesmo sendo uma produção de renda baixa (US$325 mil), trouxe a estreante Jamie Lee Curtis com apenas 20 anos e que só ganhou o papel por ser filha de ninguém menos que Janet Leigh, a mulher do chuveiro de Psicose. Rodado em 21 dias, faturou US$47 milhões só nos Estados Unidos e serviu de inspiração para os filmes que vieram depois no gênero slasher.

H2J

O sucesso foi tão estrondoso que em 1981 Myers volta às telas em Halloween II – O pesadelo continua. Após ter sido baleado e ter seu corpo desaparecido ele segue em busca da sua vitima principal Laurie Stronde (Jamie Lee Curtis). Obsessão essa que nem Laurie e nem o psiquiatra de Myers conseguem entender.

Dessa vez o orçamento foi bem maior, mas Carpenter decidiu deixar a direção nas mãos de Rick Rosenthal.

H3

Em 82 é lançado Halloween III - A Noite das Bruxas, com direção e roteiro de Tommy Lee Wallace. Aqui há uma pausa na história de Michael Myers e é explorado o Halloween com outra temática. Embora a produção ainda seja de Carpenter e Debra Hill, o terceiro filme da franquia muda de cenário para a cidadezinha de Santa Mira e o centro da trama é uma fábrica de máscara de Halloween. Foi muito criticado por ter feito uso somente do nome da franquia para uma jogada de marketing, o que pode ter prejudicado muito os seus números e sua relação com os fãs.

H4

Halloween 4 - O retorno de Michael Myers, de 88 se passa 10 anos após o massacre de Haddonfield. Com novos produtores, diretores e roteiristas (Carpenter assina somente a música), Myers sai de seu estado catatônico ao descobrir que tem uma sobrinha. Mais uma vez seu amor familiar aflora e ele vai com sua inseparável faca tentar destruir de vez sua árvore genealógica.

H5

Halloween 5 - A Vingança de Michael Myers, lançado em 1989 traz Myers até o dia 31 de outubro exatamente um ano após sua última aparição. Dessa vez o vilão tem uma ligação telepática com um membro da família (não vou contar quem porque perde a graça) que é capaz de dizer quem será a próxima vitima do assassino.

Era considerado o filme mais raro de ser encontrado no Brasil, mas com a internet tudo fica bem mais fácil.

H6

Em Halloween 6 - A Última Vingança, a família de Myers parece aumentar ao invés de diminuir. Surgem novos e intrigantes personagens, morrem outros bem importantes e conseguem descobrir o que realmente faz com que Myers mate seus familiares. No final do filme, a direção homenageia o saudoso ator Donald Pleasence,(que dá vida ao Dr Sam Loomis), que faleceu.

H7

Em 1998 surge Halloween H20 - Vinte Anos Depois, a ideia vinda de Jamie Lee Curtis. Duas décadas depois o assassino da máscara aparece em uma universidade na véspera do Halloween e quem sabe comemorar ao seu modo com os parentes ainda vivos essa data tão importante para a família.

H8

Halloween: Ressurreição de 2002 coloca um grupo de estudantes para passar a noite de Halloween na casa da família Myers e gravar um reality show. Mas adivinha só que resolveu fazer uma faxina básica no local, incluindo nos visitantes? Isso mesmo, Michael Myers.

H9

Rob Zombie dirigiu o remake do primeiro filme em 2007. Halloween - O Início tem foco nos anos que Myers passou no sanatório e faz uma visita a toda sua história para explicar a origem da sua necessidade de sangue.

H2

Laurie Strode (Scout Taylor-Compton) é levada ao hospital, após supostamente matar o responsável pelo assassinato de diversas pessoas em Haddonfield. Sua paz logo é abalada com o ressurgimento de Michael Myers, que mata todos aqueles que cruzam seu caminho. Laurie mais uma vez escapa, mas passa anos amedrontada pelo ocorrido. A aproximação de mais um aniversário do massacre, Michael ressurge com a intenção de provocar uma nova reunião familiar. Dirigido também por Rob Zombie e lançado em 2009.

new myers

Ainda dúvida de todo o amor que envolve Michael Myers e sua família?

É tanto amor envolvido que em 2016 talvez tenhamos uma nova história do psicopata mascarado nos cinemas, dando continuidade aos longas de Rob Zombie.

Comentar via Facebook

Comentário(s)

0 Responses

  1. […] em Halloween: Michael Myers e muito amor envolvido tudo o que você precisa saber sobre o mascarado e sua caminhada em quase 5 décadas de […]

Leave a comment