Cosméticos falsificados e o risco a saúde

Ontem eu vi um vídeo muito bom que a página do facebook Refinery29 postou, falando sobre o mercado negro de cosméticos e resolvi falar um pouco mais sobre isso até para tentar divulgar e alertar o máximo de pessoas sobre o assunto.

Eu amo maquiagem, todo mundo sabe disso. Por esse motivo eu vivo pesquisando, estou em diversos grupos e fóruns que falam sobre, e as opiniões sempre se dividem quando o assunto é réplica.

A quantidade de anúncios de cosméticos falsificados é assustador. Tem blogueira fazendo post sobre ‘’produtinhos da 25’’, tem site vendendo batom Mac por R$30,00, tem gente procurando a paleta naked 5 sendo que o produto nem existe e tudo isso a troco de que?

A resposta é sempre a mesma, ‘’eu não tenho dinheiro para pagar o original e quero o produto mesmo assim’’, mas gente, em que lugar no mundo comprar uma réplica de produto X é ter o mesmo produto?

Você sabia que a empresa Estee Lauder realiza investigações para rastrear o contrabando e que quase 90% desses vêm da china? E que esses produtos são feitos em lugares sem condições sanitárias? No vídeo acima, o responsável pelo setor de contrabando ainda diz ''Você não teria coragem de comer dentro de um lugar desses, imagina aplicar na pele algo feito ali''.

Você sabia que veneno, bactérias, xixi de rato e cavalo, sujeira, chumbo e mercúrio são só algumas das substâncias encontradas nas réplicas de cosméticos?

Você passaria no seu rosto qualquer coisa produzida aqui?

(Fonte)

O que mais me intriga é que esses produtos além de todos os perigos que apresentam a sua saúde, não têm qualidade alguma e custam o mesmo preço ou até mais caro do que marcas nacionais de qualidade.

Quando eu compro maquiagem eu me preocupo com uma coisa; qualidade. Se eu estou procurando uma sombra, quero pigmentação. Se for base eu procuro cobertura e essas características só são possíveis por que as marcas investem em pesquisa para criar tal produto. Você acha que a falsificação X vai ter as mesmas características do que o original? Sério?

Até que ponto o ‘’status’’ vale o risco?

Eu decidi não postar as imagens que encontrei de pessoas que tiveram problemas com esses produtos, mas basta uma pesquisa no Google para você encontrar infecção no olho, acne, queimaduras na pele, entre outros efeitos colaterais por exposição a diversas substancias que você não tem controle de quais são.

Nós consumidores temos que adquirir mais consciência e entender a força que temos sob o mercado. O único jeito de acabar com o comércio Ilegal e nocivo de cosméticos é acabando com a demanda e essa responsabilidade é nossa.

Comentar via Facebook

Comentário(s)

No Comments Yet.

Leave a comment