Cultura Efêmera

Que quase tudo é efêmero(mutável), nós sabemos. Mas algo que me encanta no mundo cultural é como a função de determinadas coisas também se transforma, nesse caso vamos a maquiagem.


Maquilagem ou maquiagem como é popularmente conhecida, surgiu na pré historia e era atribuída a rituais.

Cada símbolo tinha um significado diferente e conforme sua posição na tribo/bando ou seu papel no ritual, mais destaque sua maquiagem tinha.

Anos depois, os egípicios passaram a utilizar a maquiagem com um cunho estético e de status.

Lembrem sempre de agradecer aos egípicios pelas referencias incríveis de delineado.

Já no meu continente preferido a Europa a maquiagem passou a ser usada para esconder/disfarçar defeitos como dentes podres e estragados. Antes disso, existem apenas registros do uso de pinturas para rituais.

Foi no século XVII que a cultura da maquiagem se difundiu e se espalhou entre todas as classes sociais, claro que com suas particularidades. Os mais afortunados utilizavam materiais e materiais primas melhores. Já pensou ser rico naquela época e usar um pó com ouro. Literalmente a cara da riqueza. rs.

Sem Título 2K AMKDLKM

Em 1920, com o cinema, a maquiagem se popularizou e foi se transformando. Hoje a maquiagem é uma forma de expressão, para algumas tribos e religiões representa força, respeito…também serve como uma das principais ferramentas do teatro da musica e do cinema.

Mas ainda sim seu principal cunho é o da estética. Podemos afirmar que a humanidade nunca se importou tanto com o corpo quanto hoje em dia, não é? A aparência? A maquiagem funciona como cirugia temporária em alguns casos, Ru Paul ídolo, sabe bem disso haha. Mas também faz os homens e mulheres mais felizes quando amplia a beleza que eles já possuem, e os maquiadores/artistas realizados quando seu trabalho é reconhecido.

RU

Concluindo essa viagem histórica pela linha do tempo da minha loucura, eu encerro do mesmo jeito que comecei. Eu amo Arte e cultura pela dualidade de funções que elas podem ter. Como algo como maquiagem pode ter importância religiosa e estética ao mesmo tempo? Como a maquiagem pode transformar um homem em uma mulher, e o oposto? Como algo simples como um batom pode trazer tanta felicidade? Eu já entendi como, e vocês? 

Comentar via Facebook

Comentário(s)

0 Responses

  1. […] já falamos antes Aqui, a maquiagem e a pintura vem sendo usada desde o início como uma ferramenta multifuncional. Mas um […]

Leave a comment