Foi anunciada a mais nova colaboração da, gigante, rede de fast fashion H&M. A Hennes & Mauritz, popular H&M, foi fundada em 1947 na Suécia e de lá pra cá cresceu, e muito! Hoje com mais de 3 mil lojas em 41 países (infelizmente o Brasil, que era candidato à uma loja, foi descartado por tempo indeterminado) se mantém como referência no mercado de moda internacional com seus preços acessíveis e muita criatividade.
Em 2004 a rede transformou a conotação de “affordable luxury” ao convidar, ninguém mais ninguém menos, que Karl Lagerfeld para desenvolver uma coleção cápsula para rede imprimindo seu DNA (impresso nos trabalhos do Kaiser dirigindo criativamente a Chanel, Fendi e suas marcas homônimas Karl Lagerfeld e Karl by Karl Lagerfeld). A ideia, que tinha como objetivo atrair ainda mais compradores e expandir o nome da marca deu muito mais do que certo. As peças esgotaram num piscar de olhos e a movimentação deu início ao projeto que há 10 anos é um sucesso, com direito à filas quilométricas e brigas nas araras.
Nomes como Stella McCartney, Lanvin, Maison Martin Margiela, entre outros nomes de peso no cenário da moda, fizeram parte do H&M Collaborations que, além de designers e marcas, convidou ícones de estilo como Madonna, Anna Dello Russo e, recentemente, Beyoncé para a criação de coleções cápsula.
A mais recente, comandada por Alexander Wang, foi um sucesso. No aniversário de 10 anos das colaborações, o jovem designer produziu uma repaginação do sportswear que, aliado à uma equipe de modelos de peso, transformaram a coleção em hit absoluto.
A marca ainda criou um livro comemorativo sobre os 10 anos dessas parcerias de sucesso intitulado The First Ten Years, que foi vendido em H&Ms selecionadas.
E a marca que juntará forças nos ano de 2015 com a H&M será qual? BAL-FUCKING-MAIN. A maison francesa, comandada por Olivier Rousteing, de apenas 29 anos, e é símbolo de luxo e coolness. A parceria foi anunciada no Billboard Music Awards 2015, que aconteceu no dia 17 de Maio em Las Vegas, por Olivier acompanhado de suas queridinhas Kendall Jenner e Jourdan Dunn usando peças da parceria que chega às lojas no dia 5 de Novembro deste ano (e será vendida no e-commerce da marca que, infelizmente, não entrega no Brasil. Imaginem o sofrimento). Pelas peças usadas pelas modelos e pelo próprio Olivier, a marca irá trabalhar na linha da Lanvin e Isabel Marant onde os clássicos da marca são revisitados e produzidos em grande escala pela H&M, tanto para elas quanto para eles.
Confira alguns exemplos do trabalho da marca (pra dar uma chorada e imaginar o que Olivier vai levar às araras em Novembro) e as duas últimas campanhas vinculadas: uma mais “séria” com Kim Kardashian West e Kanye West. E outra, particularmente minha preferida, com clima fun e cool entre as über-models que estrelaram a campanha, darlings de Monsieur Rousteing.
Apenas três coleções masculinas da marca, já dá pra imaginar meu sofrimento né? Não consegui selecionar menos, dúvida cruel - risos.
Ansiedade define. Enquanto esperamos a coleção H&M+Balmain sair, você vai conferir agora as parcerias que, desde 2004, transformam a H&M, a ideia de fast fashion e o comportamento, enlouquecido, dos consumidores ao redor do mundo.
2004: Karl Lagerfeld
2005: Stella McCartney
https://www.youtube.com/watch?v=7VzV08-DhB4&spfreload=10
2006: Viktor&Rolf
2006: Madonna (Style Icon Collaboration)
https://www.youtube.com/watch?v=YAIrjYioM4o
2007: Roberto Cavalli
2007: Kylie Minogue (Style Icon Collaboration)
2008: Comme des Garçons
2009: Matthew Williamson
https://www.youtube.com/watch?v=0blx2MpkNLc
2009: Jimmy Choo
2009: Sonia Rykiel
2010: Lanvin
2011: Versace
2012: Marni
2012: Comme des Garçons
2012: David Beckham (Style Icon Collaboration)
2012: Anna Dello Russo (Style Icon Collaboration)
https://www.youtube.com/watch?v=VZbF98jxF5c
Fashion Shower, como esquecer?
2013: Isabel Marant
2013: Beyoncé (Style Icon Collaboration)
2014: Alexander Wang
https://www.youtube.com/watch?v=CvBNkOFaSZk
0 Responses