A Tribo na Tela

Definição segundo o dicionário:

Tribo – Grupo social da mesma etnia, que vive em comunidade sob a autoridade de um ou mais chefes e compartilha a mesma língua e os mesmos costumes (tribo indígena).

Tribo Urbana - Grupo de pessoas que apresentam características e interesses comuns.

Impossível pensar hoje que não fazemos parte de alguma “tribo”. Até mesmo aqueles que defendem a aceitação total de diferenças reúnem-se entre seus iguais de pensamento. São nerds ou geeks, hipsters, punks, fashionistas, clubbers, motociclistas, naturalistas e por aí vai.

O cinema e a literatura nos agraciam com incontável oferta de material que explora o tema.

Por serem tantos e de tanta riqueza, fiz uma lista de algumas “tribos” que fizeram ou ainda fazem sucesso nas telonas.

O primeiro da minha lista é The Lost Boys (Os Garotos Perdidos) de 1987 com direção de Joel Schumacher. Santa Carla, cidade em que se passa a história, reflete bem o quanto um lugar pode ser povoado por inúmeras tribos. Ali se encontram hippies, surfistas, metaleiros, motoqueiros, nerds, vampiros, são tantas em um só lugar que posso ter esquecido de listar alguma. O roteiro é sobre dois irmãos Sam (Corey Haim) e Michael (Jason Patric) que se mudam com a mãe para a cidade e tentam se ajustar as novas “tribos”. Isso acaba os colocando em algumas ciladas. Considerado um clássico dos anos 80, vale a pena ser visto e revisto.

749

Point Break (Caçadores de Emoção) fala sobre Johnny Utah (Keanu Reeves), agente novato do FBI que se infiltra entre um grupo de surfistas liderado por Bodhi (Patrick Swayze) para investigar uma série de assaltos a banco. Com o passar do tempo Johnny se vê tão inserido na ideologia do grupo que acaba por deixar de lado suas verdadeiras intenções.

point-break-poster-use1

Do surfe também derivou outra tribo, os skatistas. Em Lords of Dogtown, baseado no documentário Dogtown and Z-Boys de Stacy Peralta, mostra como um grupo de jovens surfistas revolucionou o mundo trazendo suas manobras das ondas para as ruas. O elenco conta com Heather Legder que dá vida a Skip Engblom, lendário no mundo do skate e do surfe por ser um dos fundadores da Jeff Ho Surfboards e Zephyr Productions Surf Shop patrocinadora dos Z-Boys.

lords_of_dogtown_xlg1

Existem aqueles que reconhecem suas tribos como famílias, Dominic Toretto (Vin Diesel) é com certeza um desses. Em Fast & Furious (do 1 ao 7) fica claro que a paixão pela velocidade e carros modificados reúne adeptos em qualquer lugar. Os caras viajaram quase o mundo inteiro correndo, seja da policia ou dos bandidos, em seus carros super equipados e sendo acolhidos como “família” em qualquer lugar que vão.

fullhdhizliveofkeli1fastandfurious1turkcedublajizle 1

Numa época em que as distopias estão fazendo a cabeça dos fãs no mundo inteiro, The Hunger Games (Jogos Vorazes) demonstra que em alguns casos você pode ser obrigado a pertencer a um grupo. Divididos e retidos em distritos produtores, a população de Panem (EUA pós- apocalíptico) é obrigada a manter-se dentro de uma série de regras e com recursos limitados pelo Capitólio. Não há possibilidade de fazer parte de outra “tribo”, a não ser que você tenha sido escolhido na Colheita para representar seu distrito no The Hunger Games. Uma arena onde um casal de adolescentes de cada distrito se enfrenta até a morte. 24 pessoas presas em uma redoma, assassinando e sendo assassinadas para que possam defender o seu direito de pertencer a tribo da sua escolha.

hunger_games_ver23_xlg1

 

Qual Tribo você escolheria?

 

0 Responses

  1. […] Perdidos (1987) que já falamos aqui em a Tribo na Tela, Fome de Viver (1983) com Susan Sarandon, Catherine Deneuve e David Bowie e A Hora do Espanto […]

Leave a comment