O paraíso, A costa da lagoa #Florianópolis

Existem lugares bem escondidos nesse mundão, que parecem que não foram tocados pelo tempo. Esses lugares foram abençoados pela vida e ganharam de presente a capacidade de se manter igual ou evoluir apenas o necessário para sobreviver.

Esses lugares são ricos por sua beleza natural, suas histórias e cultura preservada ao longo dos anos.

Foto 16-01-16 11 25 29

Eu moro numa ilha no estado de Santa Catarina e essa ilha vem ganhando bastante destaque, negativamente, na mídia nos últimos anos. Quem assiste aos jornais, entra nas redes sociais ou vem para Florianópolis com frequência percebe o quanto a ilha vem sofrendo. É muita poluição, falta de saneamento, mobilidade urbana falha entre outras coisas ruins causadas pela ganância do homem, para não dizer outras coisas.

Eu que moro aqui desde que nasci, fico muito triste em ver o que o homem vem fazendo com a ilha da magia, mas não é sobre coisas ruins que eu vim falar para vocês hoje, então vamos voltar lá para o começo do post onde eu falei sobre os lugares que não foram tocados pelo tempo.

Foto 16-01-16 13 36 58

''Existem lugares bem escondidos nesse mundão, que parecem que não foram tocados pelo tempo.''

 

Aqui na ilha nós ainda temos alguns desses lugares, que quase (eu disse quase) não foram modificados ou destruídos durante os anos. Nós temos a ilha do campeche, a praia do matadeiro e é claro a costa da lagoa.

A riqueza da lagoa é algo que palavras não conseguem explicar, mas quem já viu a água azul e sentiu o cheiro salgado sabe do que eu estou falando.

barco

Eu lembro de ir para a costa da lagoa nos finais de semana com os meus pais e seus amigos, lembro de pegar o barquinho naquela estrada do rio vermelho que parecia cenário dos filmes do Zé Colmeia, lembro de colocar a mão para fora do barco e tocar a água gelada no dia quente e pensar como um lugar desses poderia ser de verdade.

Foto 16-01-16 11 46 36

Eu lembro das longas tardes que passávamos comendo peixe e camarão a beira da lagoa e pular do trapiche para a água morna sem ter que se preocupar com lanchas e jet skis, pois ali não precisávamos da tal preocupação e só de um pote de protetor solar e roupa de banho.

Eu me Lembro também de fazer uma pequena trilha para a cachoeira e pensar como aquelas pessoas eram corajosas por pularem de pedras tão altas. Esse era um dia típico para mim na ilha da magia, que se repetia constantemente até onde posso me lembrar.

Depois de tanto tempo sem ir para a bela costa da lagoa, no ano passado levei um casal de clientes austríacos para conhecer a sua beleza, mas acho que fiquei mais extasiada por perceber como as coisas permaneceram quase, iguais. Esse final de semana, um ano depois resolvemos repetir a doze e pegar aquele barquinho cujo motor faz um barulho bem particular e passar o dia no nosso restaurante favorito, o Cabral.

Foto 16-01-16 13 50 16

 

Foi um daqueles dias revigorantes, sabe? Acompanhados de um bom camarão, uma boa lula e uma caipirinha de vinho naquele pequeno paraíso perdido na ‘’lagoa’’.

Apesar de todas as coisas que permanecem iguais e guardadas longe do tempo, não sei dizer até quando o paraíso vai ficar a salvo do homem.

Eu me preocupo com quão indiferente o ser humano vem se tornando em relação ao próximo e ao ambiente, então deixo aqui um pequeno apelo;

Comece a se preocupar um pouco mais com o que vem acontecendo ao seu redor, como no caso, a quantidade de Jet skis parando no pequeno pedacinho de água com saída para areia onde as crianças estão brincando. Por volta das duas horas da tarde as crianças mal tinham onde nadar.

Esse cuidado com o ambiente onde estamos inseridos é que algo que temos que levar para todas as situações, a vida fica mais leve quando temos empatia pelo próximo e pelos lugares que frequentamos.

 

Foto 16-01-16 12 05 39 (1) Foto 16-01-16 12 23 49 (1)Foto 16-01-16 12 06 58

 

Críticas a parte, eu vivo em um pequeno paraíso, e me orgulho muito da minha cidade. Quantos lugares no mundo e quantas pessoas você conhece que tem o privilégio de acordar e ver tamanha beleza?!

Pois é.

Se um dia você vier para Florianópolis, ou se você já veio para esse paraíso, me conta aqui em baixo como foi sua experiência. Se você é daqui, vamos aproveitar o paraíso em que vivemos.

Ora vejam, meus amigos,
Que nesta Ilha encantada,
Até bruxas são astronautas,
Que pilotam cavalhada.

 

Na bonita praia do Rapa,
De água azul e saborosa,
Elas entram de biquíni,
E saem cobertas de rosas.

- Franklin Cascaes

Foto 16-01-16 15 02 01

 

No Comments Yet.

Leave a comment