O Amor, sublime amor…

Ah o amor.

Queria muito ter colocado esse post no ar na sexta-feira (12 de junho), infelizmente as vezes nossa saúde muda nossos planos.

Enfim, estamos aqui para falar de coisas boas!

Coisas como o AMOR.

Junho é o mês mais romântico no Brasil, tanto pela comemoração do dia dos namorados, quanto pelas festividades de Santo Antônio, ou as festas juninas onde o povo bebe muito quentão e perde a timidez fazendo a "barraca do beijo" e o "correio elegante" serem as tendas mais concorridas da festa.

Saint-Exupéry escreveu uma vez “O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem”.

Será?

Não sei dizer se o grande escritor francês tem razão, o que sei é que o tema rendeu ao cinema produções dignas de lágrimas e que nos fazem refletir sobre o que, quem e como amar.

Alguns atores se tornaram ícones dos dramas e comédias românticas como  Patrick Swayze  e Richard Gere.

Pelo menos um, de seus inúmeros filmes, figuram nas listas dos dez mais lembrados quando o assunto é amor.

936full-dirty-dancing-poster

Dirty Dancing (1987)

Baby (Jennifer Grey), jovem e idealista, é filha de uma família rica que é convidada para passar férias em um resort. Ao contrário de sua irmã fútil ela se senti entediada ao redor das pessoas com quem convive até que descobre que os funcionários do hotel se divertem a parte com danças que não são permitidas nos salões formais. Baby entra como penetra em uma das festas e acaba conhecendo Johnny Castle (Patrick Swayze). Ela e Johnny começam a dançar juntos e se apaixonam para o desgosto da família da moça.

O filme possui uma das cenas mais icônicas do cinema, a apresentação de final de Baby e Johnny, que coreografa muitas danças de noivos até hoje.

Pretty_Woman

Uma Linda Mulher (1990)

Estrelada por Richard Gere e Julia Roberts, esse é inesquecível.

Vivian Ward é uma prostituta de Hollywood contratada por Edward Lewis para passar uma semana com ele. Lewis, um empresário milionário, que reconstrói a imagem de Vivian transformando-a  em uma elegante mulher por quem acaba apaixonado. Ao final da semana juntos, cada um vai para o seu canto, só que Lewis não parece estar disposto a ficar sem Vivian.

A história é linda e você fica torcendo para a mocinha.

GHOST

 

Ghost (1990)

Outra história protagonizada por Patrick Swayze, dessa vez ele faz par com Demi Moore.

Sam e Molly são um casal apaixonado e feliz até que ele descobre irregularidades no seu trabalho e decide investigar. Carl, colega, melhor amigo de Sam e responsável pelas irregularidades arma um falso assalto que culmina na morte dele. Desesperado e sem aceitar o desencarne, Sam permanece ao lado de Molly para protegê-la e ajudá-la.

Conta ainda com Whoopi Goldberg no elenco e uma trilha sonora digna da indicação aos maiores prêmios do cinema.

Gone-With-The-Wind-Poster-gone-with-the-wind-33266928-1667-2500

E o vento levou (1939)

Se você é como eu, gosta de mocinhas fortes e donas de seu próprio nariz, vai amar esse. Em minha opinião, um dos filmes que mais fala sobre o amor, seja ele entre homem e mulher, amor próprio, amor a família, ao lugar em que nascemos. Scarlett O'Hara (Vivien Leigh) é a filha mimada de um fazendeiro, a frente de seu tempo e com uma teimosia impressionante. Ela começa uma perseguição amorosa  a Ashley Wilkes (Leslie Howard), que por sua vez ama Melanie Hamilton (Olivia de Havilland). Entre idas e vindas da guerra, casamentos, mortes e filhos, encontra-se Rhett Butler (Clark Gable), o único capaz de abalar todos os conceitos da senhorita O’Hara.

Se você ainda não assistiu, aproveita que ele saiu em Blu Ray e providencie alguns quilos de pipoca, o filme dura quase 4 horas, mas você não consegue sair da frente tela antes de seu grande final.

Pride-and-Prejudice-Cartaz-Cover-Poster

Orgulho e Preconceito (2005)

Adaptado da oba de Jane Austen é outra opção de filme para você que adora ver mocinhas um tanto rebeldes e a frente de seu tempo. Com Keira Knightley e Matthew Macfadyen.

 

 

Não só de amores românticos e convencionais vive o homem. Existem aqueles que gostam das coisas bem mais apimentadas.

1351820467

9 Semanas e Meia de Amor (1986)

Ser seduzida e se apaixonar por um milionário que transforma de vez a sua vida através de jogos sexuais, essa era a temática de 9 Semanas e Meia de Amor com Kim Basinger e Mickey Rourke.

original_cc9dc8377e27cee7c0cfeac18dc84ddb

50 Tons de Cinza (2015)

Se você estiver interessada em algo mais atual, com gostos peculiares, temos a opção Christian Grey, vivido por Jame Dornan. Mas vai ter que entrar na fila, por que parece que depois de Anastasia Steele (Dakota Johnson), tem ainda muito mais mulheres esperando ser algemadas por ele.

 

Eu poderia passar muitos dias, semanas e meses, quem sabe até anos, listando todos os filmes que falam de amor e valem a pena ser vistos.

Alguns filmes tocam a gente por demonstrarem o quanto podemos amar a tudo e a todos e não nos manter presos apenas ao amor romântico entre casais. Afinal, consideramos justa toda a forma de amor, não?

É nessa linha de pensamento que selecionei mais alguns filmes incríveis e apaixonantes.

 

164

O filme do sul coreano Kim Ki-du, conta em forma de fábula a criação, o conflito, a maturidade e a morte através da relação de um mestre budista com o seu pupilo.

13-sst

Frances Mayes (Diane Lane) é uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu livro. Porém, ela se redescobre através do amor dos amigos e das novas pessoas que passam a fazer parte da vida dela.

intouchables

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas. Aos poucos ele aprende a função,enquanto Philippe,  se afeiçoa cada vez mais por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

thumb_130511319361262000

 

Mia passa a sua curta vida dividida entre o amor a musica e levar uma vida como uma menina normal, curtindo o namorado e a família. Até que sofre um acidente grave onde fica em coma e repensa seu passado, presente e futuro, se caso ela decida ficar.

Cavalo-de-Guerra

"Joey", o cavalo de Albert Narracott, é vendido para a Cavalaria do Exército e enviado para França. Albert então decide ir para a guerra em busca de seu cavalo e trazê-lo de volta para casa. O filme é narrado pela perspectiva de ambos e possui um dos finais mais emocionantes que eu já assisti.

big-hero-6-poster-historia-camundongo

Hiro é um menino órfão com um Q.I. invejável, mas com o emocional bastante complicado. Que acaba por  encontrar apoio e carinho em Baymax, um robô projetado por ser irmão para ser um assistente de saúde pessoal, que acaba se tornando seu melhor amigo.

Essa lista foi feita com base nas minhas escolhas e de alguns amigos. Agora é a sua vez, faz a sua e deixa aqui nos comentários =D

 

 

No Comments Yet.

Leave a comment