Porto e a Francesinha #Portugal

O rei da viagem gastronômica Anthony Bourdain uma vez disse:

You're not going to make any friends around the world by saying no to an offer of food, so I will always try what's offered.

Traduzindo:

Você não vai fazer amigos ao redor do mundo dizendo não a uma oferta de comida, então eu vou sempre experimentar o que é oferecido. 

De uma certa forma quando eu ouvi essa frase o meu modo de viajar mudou. Nesse dia eu passei a olhar para o mundo com mais curiosidade e interesse e menos frescura, então tomei para mim a vontade de provar a mais vasta quantidade de comida típica desse mundão, incluindo as que não são tão bonitas de ver.

O prato típico de hoje não é assim tão exótico, na verdade não é nem um pouco exótico, mas é pesado…bem pesado.

Esses dias eu não sei quando esse post vai ao ar eu estive em Porto, Portugal. A cidade do Porto é conhecida pelo seu vinho e pela francesinha, uma comida que mistura pão, queijo, presunto, carne, linguiça, ovo, molho e se você for ousado ainda vem com batata frita.

Eu confesso que a vontade de comer era zero. Esse prato mistura tudo que é pesado, gorduroso e calórico mas nem só de alface vive o ser humano e eu me rendi. Nós seguimos para o Café Santiago F, conhecido por fazer a melhor francesinha do mundo? do porto.

Se você estiver com planos de ir ao restaurante não se assuste pela fila, ela vai rápido. O restaurante é simples e tem muitas mesas, muitas mesmo, nunca vi tanta gente por m2, e logo você vai estar tomando uma cidra e aguardando seu prato.

Agora vamos falar de sabor…Eu não achei ruim nem bom, é ok! O molho lembra o prato canadense Poutine, sabe?

No fim a francesinha é uma mistura de Croque Madame + Poutine + comida portuguesa. Você não pode esperar muito de um prato que mistura tantos elementos, no afim ele acaba não tendo equilíbrio e os sabores sobressaem uns aos outros, mas vale a experiência. Lembra o que o Anthony disse…..

ousadia

No fim eu posso dizer ‘’Ah sim, eu comi a tal francesinha’’ e como um bom viajante você também tem que ter essa experiência por mais estranha que pareça.

PS: se você tiver estômago fraco, já separa o Eno!

ciao

R. de Passos Manuel 226, 4000-382 Porto

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

No Comments Yet.

Leave a comment