OH- make up – AFRICA!

No meu primeiro post, eu fiz um apanhado sobre a historia da maquiagem mas sem me aprofundar em nenhuma época ou cultura especifica. Hoje nós vamos falar sobre um continente que possui uma das maiores diversidades de culturas, belezas naturais indescritíveis e uma historia muito rica mas pouco aprofundada, Oh Africa.

Muitos de vocês já viram nas aulas de historia ou em pesquisas online as pinturas corporais feitas pelas tribos africanas. Mas vocês já pararam para se perguntar qual o propósito ou se existe algo além daquela ‘’mascara’’? Pois a maquiagem ou a tatuagem ou a escarificação realizada pelas tribos Africanas tem sim um significado e podem variar de tribo para tribo.

A pintura corporal africana é uma tradição e pode ser usada na caça para dar força e disfarce, em eventos específicos, por status tribal; não muito diferente do Egito, como vimos antes. Para demonstrar amor e pureza o que é uma característica da tribo Efik, para indicar que receberam boas noticias, para proteção ou por vaidade/beleza.

Dentro da pintura, existem vários traços estilos e tipos de arte. Sendo muito conhecido hoje a pintura tribal e geométrica. A primeira é uma manifestação antiga muito conhecida por tatuadores e amantes da tatuagem. Em certas tribos, o corpo da noite é pintado da cabeça aos pés e isso representa sorte e o rompimento com sua antiga família. Já o que representa uma mulher casada é um sinal vermelho no meio da sobrancelha.

paint

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já quando o assunto é que tipo de tinta, maquiagem, pó eles usam? Tem Sephora lá no meio da floresta? Rsss..As tribos mais tradicionais usam produtos naturais a base de vegetais, barro, ocre vermelho, amarelo extraído de rochas vulcânicas, cal branco e seiva de plantas bem pigmentadas. O que acaba acontecendo é que as vezes eles tem que trabalhar com a matéria prima disponível. Algumas tribos já utilizam tintas industrializadas e se pintam só para manter a tradição...

paintx

Conseguem perceber alguma semelhança com hoje em dia? Será que não nos maquiamos pelos mesmos motivos? Força? Coragem? Beleza?

Comentar via Facebook

Comentário(s)

No Comments Yet.

Leave a comment