Spotted on Angola Fashion Week 2015

 A 14ª edição do Angola Fashion Week aconteceu nos dias 26, 26 e 27 de Junho, e representa o maior e mais significativo evento de moda Angolano. Um cenário onde a beleza e sensualidade da mulher africana são agregadas à cores vivas, tecidos com estampas maravilhosas e um glamour étnico que tem em seus detalhes a riqueza de uma cultura única.

Turban-1

O tema deste ano foi inspirado nas raízes da Angola e do continente africano como um todo. O Embondeiro, conhecida como "Árvore da Vida", que ilustra paisagens por todo o continente, inspira designers Angolanos e Africanos na criação de peças que misturam o legado da cultura africana com a percepção e pesquisa de tendências no continente.

Turban-2Turban-3

Com um cronograma que conta com quase 30 marcas de dentro e fora da Angola (até o Brasil marcou presença com desfiles de Juliana Jabour, Lino Villaventura e Amir Slama) os designers aliaram uma criatividade moderna ao peso dessa cultura tão rica e expressiva. Além de estamparias maravilhosas, padronagens tipicamente africana, animal prints e muita cor, os desfiles evidenciaram uma peça com forte apelo cultural e estético: o turbante.

mTUJauzmHY8CKpGouKvDU2ljC1PQW3leaUJyw2SzT0E

A peça tem origem desconhecida mas chega a ser mais antiga que o próprio islamismo (a peça compõe o dress code oficial da religião) é extremamente comum na Índia, Paquistão, Bangladesh, Afeganistão, Oriente Médio, Sul da Ásia e algumas regiões da Jamaica.

Porém... Da herança das religiões tradicionais africanas e afro-descendentes (na América e Brasil) vem o Ojá. O turbante africano transita, normalmente, entre a cor branca e o excesso de cor, símbolo da estética africana, e tem fortes ligações com a religião ou lifestyle da mulher africana.
Confira os turbantes que embelezaram a Angola Fashion Week 2015:

TMO9xpnZy12ZoVDX6STTZEcxBegvAf4oxYcSRpWKW6ED8BrvXokUx9DWRZ4sKfimWK5X5UkSyG9pT2F9VovIUsDe-JRgCuRURxbwuBWGanqNOvCUgWyu9Vl6v1NuUYIekcBJmvOEy8tCh-S-bfZT63eoF51mHXPO6DP07lmc2e9IzSUIn01SdtkzwvK-e_pC05u4bvnxLh-CjzQy2JHPVN8hIER6EjWleTIF31X8w5vW7dHx1AgtveksghDQjvCv_E-D7Ak5JzzRPQzOO3Zs5AL4R8xNTU61NGWy-0x7vtfAQzb2GM6yHWlSIkG1AH55QUm95TAFJ9c028HyyNKZLYAkyajgiZYmYjluifjT7y3zBkCeryEtGNtmAcD7rq5xMnQ

A peça, que foi febre no Ocidente alguns anos atrás, é símbolo de elegância e espírito cosmopolita em um ambiente moderno e urbano. Por ter essa forte ligação com outras culturas, os looks ocidentais que usam do acessório se tornam mais interessantes e ainda: TE AJUDAM DURANTE O BAD HAIR DAY. (risos)

Pra se inspirar, confira algumas produções que se transformaram devido o uso da peça, e lembrar: usar algo no momento em que todo mundo está usando também é menos divertido. Aproveitar pra sair do usual faz bem à mente (e ao look).

Turban-4Turban-5Turban-6Turban-7Turban-8Turban-9tumblr_ndc2qh1ftb1s8tsi0o1_1280Turban-10

Não sabe fazer? Ó:

No Comments Yet.

Leave a comment